Subcultura casual: quando a moda e o futebol se ‘encontraram’
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É preciso recuar a meados da década de 70 para percebermos o surgimento do que mais tarde viria a ser instituído como Casuals ou “subcultura casual”. Estamos em Inglaterra, o Liverpool FC domina a Europa e a violência entre adeptos do futebol é uma constante.
Distantes de outros movimentos anti-establishment da altura (caso dos skinheads ou mesmo dos hooligans), os casuals procuravam a sua própria identidade. Naquela época, viajando com as suas equipas um pouco por todo o velho continente, começam a cruzar-se com marcas que não encontram no Reino Unido e a ver nestas uma forma de se diferenciarem.
E assim, no início dos anos 80, a necessidade de fugir aos olhares atentos da polícia e os dias pré-jogo passados em países como Itália, França ou Alemanha, dão origem ao movimento: nasciam os Casuals. Os adeptos “hardcore” de futebol começam a vestir-se com designer brands e roupas desportivas.
O fenómeno tem como principais precursores os adeptos do Liverpool, os primeiros a tentarem passar despercebidos nos seus casacos Diadora, logo seguidos pelos Perry Boys de Manchester (conhecidos pelo seu amor à Fred Perry).
Nomes como Fila e Diadora desconhecidos até então para muitos, chegam às ilhas e começam a ser usados com orgulho, como se de uniformes se tratasse.
Fenómeno global: do futebol ao mainstream
Rapidamente imitados por outras claques em Inglaterra e noutros países, o movimento acabou por se tornar parte integrante da cultura britânica e foi o facto destas marcas serem usadas pelos Casuals, aliado à globalização, que lhes permitiu ganharem projeção à escala global.
Atualmente, apoiado por verdadeiros “embaixadores” um pouco por todo o mundo, o estilo criado pela subcultura casual ganha nova dimensão e é propriedade” de todos – ainda que nem todos conheçam a sua história.
É fácil perceber como a subcultura casual galgou as fronteiras do futebol e hoje tem muito mais a ver com música ou moda do que com rivalidades clubísticas. E assim, o movimento se reinventou e veio inspirar marcas e coleções como a que encontras na tua La La Land.