Fred Perry: do sportswear ao streetwear

Fred Perry: do sportswear ao streetwear

Falar sobre a Fred Perry é falar sobre moda, mas também sobre desporto, música, elites ou sobre diferentes momentos da sua história que se cruzam com a própria história e subculturas britânicas. Mais do que isso, ambas parecem estar intrinsecamente ligadas e “alimentarem-se” mutuamente.


O início

Nascido em 1909 no seio de uma família operária de Stockport, Manchester, Frederick John Perry sagra-se campeão mundial de ténis de mesa com apenas 19 anos, antes de passar para o ténis e vencer por três vezes consecutivas o torneio de Wimbledon e três vezes (duas consecutivas) o U.S. Open.

Ousado, irreverente, Fred Perry, verdadeiro self made man, salta da classe média britânica para o outro lado do oceano para se mover no circuito de Hollywood, ultrapassando não só barreiras geográficas como sociais.

Mas a mudança maior viria a acontecer apenas mais tarde, altura em que uma lesão o leva a procurar a sorte noutros campos e a associar-se ao austríaco Tibby Wegner: primeiro através da criação da sweatband tal como a conhecemos hoje, depois através do desenvolvimento de um polo desportivo branco em malha piqué, de manga curta e botões à frente.

Lançado em Wimbledon em 1952, o polo é um sucesso imediato: nascia a (marca) Fred Perry.


Música, contracultura e o movimento mod

Fortemente enraizada na contracultura dos anos 50, é no final desta década que a marca conhece o seu expoente máximo e garante, muito provavelmente, o lugar que ocupa até aos nossos dias.

É por essa altura que surge o movimento mod que viria a assumir o polo da Fred Perry como espécie de uniforme, tirando-o da exclusiva esfera do desporto de elites para as ruas, do sportswear para o casual e streetwear.

E assim seria também nas décadas de 60 e 70 quando outras subculturas continuaram a usar a icónica peça como símbolo distintivo e unificador – caso dos casuals (de que falamos aqui), skinheads, northern soul ou rude boys.

São já mais de seis décadas de história e proximidade com a música e contracultura, tão bem retratadas no documentário que a Fred Perry viria a “encomendar” ao diretor e músico britânico Don Letts: uma série de seis episódios intitulada de “Seis décadas de subcultura”.

A La La Land e a Fred Perry 

Comprada em 1995 pela Hit Union, distribuidor japonês da marca, a Fred Perry é, atualmente, um dos nomes incontornáveis do streetwear. O seu polo e a sua coroa de louros são reconhecidos em qualquer parte do mundo, seja “do outro lado da sala, da pista de dança, ou de um estádio de futebol”.

Mas nem sempre foi assim e na tua La La Land são já 14 anos de trabalho com a marca, tempo em que esta teve que se afirmar enquanto peça do xadrez mundial do casualwear. Coleção após coleção, são muitas as opções da Fred Perry que trazemos até ti. Espreita aqui!

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